Uma prisão ao ar livre



A casa de todos os brasileiros, Brasília, em seus cinqüenta anos de vida, passa por uma situação complicada: em três meses, teve nada menos do que quatro governadores, sendo dois deles participantes de escândalos envolvendo dinheiro público. Mas a capital da federação é apenas isso?Política?Corrupção?Sede de politicagens?
Apesar de todas as dificuldades que eu enfrento todos os dias, apesar da secura e do calor que quase me matam, das chuvas inesperadas, da poeira do cerrado, dessa falta de vergonha de alguns políticos que se preocupam apenas com o dinheiro que vão faturar... apesar de saber que aqui não tem praia, que aqui é tudo muito caro e saber de toda a desigualdade mascarada e afastada nas cidades satélites, Brasília ainda é o melhor lugar para se viver nesse país.
Para mim, Brasília representa algo mais. Este foi o lugar onde nasci, cresci, criei minha identidade e é o lugar em que aprendi a enxergar com outros olhos as diferenças. Diferenças culturais, ideológicas, religiosas. Minha cidade consegue conviver em paz com a diversidade, com essa mistura de ritmos e cores, temperos e sabores, com as milhares de pessoas que passam todos os dias pela rodoviária, que compartilham o mesmo céu. E que céu! Parece que foi pintado a mão por Deus, diz aí! Não vejo céu assim em nenhuma outra cidade. Brasília, como disse a grande escritora, Clarice Lispector, é uma prisão ao ar livre. Espaços vazios contrastam com a arquitetura de curvilínea de Niemeyer e os prédios imponentes da Praça dos Três Poderes, do Congresso e dos Ministérios.
Em cada esquina, um barzinho. Em cada barzinho, um som diferente. Você pode encontrar um restaurante mineiro ao lado de um nordestino convivendo na mais perfeita harmonia. E quanto aos sotaques? É um “rebuliço danado” conversar com um brasiliense, uai. Ta ligado que aqui a gente faz uma mistura bem doida, véi, e acabamos por criar nossa própria forma de falar.
Eu sinto orgulho de fazer parte dessa cidade, dessa história, desses cinqüenta anos! Espero poder contribuir cada vez mais para que a minha Brasília progrida e seja famosa, não por conta da corrupção, mas por seu povo e suas raízes, que representam tão bem o nosso Brasil.


Bárbara Nascimento

3 comentários:

Unknown disse...

pq mudaram o layout?

Camila Vitório disse...

Blog bastante interessante. Mas concordo com o autor do comentário acima, vocês podiam melhorar esse layout!

Abç ^^

Comunicadores Alternativos disse...

Até o presente momento gostamos do layout.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Followers


Recent Comments